NOVO ESTUDO: O IMPACTO DOS PADRÕES PRIVADOS SOBRE AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE SETORES SELECIONADOS
Padrões privados correspondem a um conjunto de regras e processos que estabelecem diretrizes relacionadas à produção, fornecimento, embalagem e transporte de bens e serviços. Tais exigências são elaboradas por organismos privados, incluindo organizações não governamentais, corporações transnacionais, cadeias varejistas, associações setoriais e grupos de interesse. Embora sejam juridicamente voluntários, a adequação a esses requisitos tem assumido, na prática, caráter obrigatório no acesso a mercados e concretização das exportações.
Tendo em vista o cenário de multiplicação dos padrões privados, o presente estudo, elaborado pela Fiesp tem o objetivo de avaliar os efeitos positivos e negativos da imposição de padrões privados sobre as exportações industriais brasileiras. O documento visa preencher uma lacuna na literatura sobre o tema, no nível setorial de produção, uma vez que as exigências privadas têm especificidades para cada contexto, a depender de aspectos geográficos, institucionais e da cadeia de valor. Ademais, observam-se dificuldades relacionadas à produção de resultados metodologicamente comparáveis quanto ao nível de agregação utilizado nos mapeamentos existentes (empresarial, comunitário, nacional e internacional etc.)
O estudo foi elaborado com base em questionários aplicados e consultas técnicas realizadas junto a quatro entidades representativas do setor produtivo: Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI); Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS); Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX); e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).
Clique no arquivo abaixo e faça o download do material completo:
Fonte: FIESP
Comments